Antônio Augusto Fontes (1948, João Pessoa, PB) Em 1968 iniciou estudos de Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Paraíba, mas não concluiu o curso. Estudou Fotografia no New York Institute of Photography, em Nova York, 1972, e Antropologia e História da Arte no Manchester College, em North Manchester, EUA, 1973. Entre 1971 e 1974 desenvolveu nos Estados Unidos o ensaio “A América e os Americanos”, e de 1975 a 1980 foi consultor técnico do arquivo fotográfico do Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas e do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. De 1979 a 1984, trabalhou nas revistas Veja e Exame, e de 1984 a 1986, na revista IstoÉ. Realizou em 1992 a exposição individual “Assim é se Lhe Parece”, apresentada na Galeria Fotoptica, em São Paulo, e na Funarte, Rio de Janeiro. Integrou numerosas exposições coletivas, tais como a I Mostra de Fotografia, Funarte, Rio de Janeiro, 1979, Miroir Rebelle, Paris, França, 1986, Fotografia Brasileira Contemporânea, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 1995, Brasil sem Fronteiras, Houston Center for Photography e Silver Eye Center for Photography, Pittsburg, EUA, 2001, e Visões e Alumbramentos: Fotografia Contemporânea Brasileira da Coleção Joaquim Paiva, Oca, São Paulo, 2002. Conquistou os prêmios Abril de Jornalismo, São Paulo, 1982, Eugène Atget, Paris, França, 1984, Prix Air France, Ville de Paris, França, 1984, Marc Ferrez de Fotografia, Funarte, Rio de Janeiro, 1992, e Bolsa Vitae, Fundação Vitae, São Paulo, 1992. Integra, entre outros acervos, os das coleções do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Pirelli/Museu de Arte de São Paulo, Joaquim Paiva, Brasília-DF, Itaú Cultural, São Paulo, e 1500 Gallery, Nova York, EUA. Publicou ensaio sobre Paris na revista Fotoptica, em 1985, sobre o compositor Chico Buarque para capa do disco e do livro Chico, letra e música (Companhia das Letras, 1989), e “Rio à Francesa” para o jornal Le Monde, Paris, em 2000. Participou dos álbuns Brasil sem fronteiras (Tempo de Imagem, 1997) e Caderno de fotografia (Instituto Moreira Salles, 2002), este último sobre a Guerra de Canudos.

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